Notícias

Guarda Civil Municipal implanta ronda comercial

Imprensa |

gcm moto Para possibilitar mais segurança aos comerciantes e consumidores que fazem as compras na cidade, o prefeito Municipal Rogério Pascon esteve reunido com secretário de Segurança, Davi Fernandes, e o comandante da GCM, Heraclito Barbosa, com o objetivo de implantar a ronda comercial no município.

O trabalho consiste no reforço do patrulhamento nas áreas comerciais do município. “Os guardas municipais serão divididos em equipes de patrulhamento, cada qual atuando em uma determinada modalidade, que podem ser feitas a pé, ou com as viaturas do tipo automóvel e motocicleta”, explica o secretário de Segurança Davi Fernandes.

Além de manter as equipes nas ruas, a Guarda Civil orienta a população para que tome alguns cuidados para evitar furtos e roubos, ocorrências comuns em áreas de aglomeração ou nas proximidades de estabelecimentos bancários.

O secretário de Segurança acrescenta que os munícipes estão sendo orientados a não facilitarem a ação dos bandidos com bolsas e carteiras expostas e a tomar cuidado ao efetuar saques em caixas eletrônicos. “Caso alguém precise de auxílio ou se quiser denunciar situação suspeita, deve procurar os patrulheiros, que, trabalham fardados e podem ser facilmente identificados ou ainda pelos telefones 153 e 199”, fala.

Além da presença do efetivo, a segurança conta com o sistema Infoseg, cujo acesso foi liberado para a cidade e que auxilia na consulta sobre antecedentes criminais, mandados de prisão em aberto, documentação de veículos e carteiras de habilitação, dados que antes precisavam ser fornecidos por outras cidades.

 

Dicas de segurança fornecidas pela GCM:

1 – O usuário deve se atentar para as pessoas que por ventura estão por muito tempo andando no mesmo sentido. Normalmente, o criminoso está acompanhado de um ou mais comparsas.

2 – Nunca entre em uma agência bancária sozinho e caso necessite não comente onde está indo a pessoas fora de seu convívio familiar. Procure utilizar esses serviços acompanhados de amigos ou familiares. Fique atento para pessoas que insistam em lhe ajudar, pois os criminosos costumam simular a presença de um funcionário da agência ou de alguém que tem um bom coração e aplicam o golpe.

3 – Procure estacionar seu veículo em locais seguros. Evite os lugares de baixa iluminação, bem como situados embaixo das sombras de árvores.

4 – Tome cuidado com bolsas, carteiras e celulares. Eles devem se encontrar junto ao corpo em lugares que estejam sob sua visão. Quando for manusear dinheiro, proceda em locais reservados, fora do alcance das demais pessoas e com segurança.

5 – Em caso de um assalto, fique calmo e procure não fazer movimentos bruscos. Procure reparar nas vestes do individuo, cor da pele, cicatrizes ou tatuagens, cabelos, altura, número de indivíduos, veículos, destino tomado, etc. Quanto mais informações, maior a possibilidade de localização e prisão do criminoso. Após o ocorrido, procure a Guarda Municipal ou Policia Militar.

6 – Caso necessite utilizar serviço de taxi, evite dizer que vai ao banco e que tipo de serviço será realizado, infelizmente às vezes não se conhece o motorista e ele pode estar ligado a alguma facção criminosa e poderá fornecer informações sobre a futura vitima.