2ª Via IPTU 2ª Via ISS

Notícias

Campanha de Vacinação contra Pólio e Sarampo

Imprensa |

polioO município de Santa Gertrudes dá início a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo do Ministério da Saúde. O objetivo é manter a erradicação da Poliomielite no país e controlar os casos de Sarampo. A meta da campanha é vacinar 95% das 1.512 crianças do município.

A Campanha acontecerá nos sábados, dias 08 e 22 de novembro e os postos de vacinação ficarão abertos das 8h00 às 17 horas.

A Poliomielite ou Paralisia Infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro clássico de paralisia flácida de início súbito. A doença foi de alta incidência no país em anos anteriores e deixou, ao longo dos anos, centenas de pessoas com deficiência física. Desde 1980 a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite se repete todos os anos.

O Sarampo é uma doença infecto-contagiosa transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação e o aparecimento dos sintomas é aproximadamente de 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele. O Sarampo é uma doença potencialmente grave, e os sintomas são: manchas avermelhadas na pele, febre, tosse, mal estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas. O diagnóstico é feito através de exames clínicos e, quando necessário confirmado por exame de sangue.

Durante a Campanha de Vacinação, todas as crianças na faixa etária de 6 meses à menores de 5 anos deverão ser vacinadas. É importante que os pais ou os responsáveis levem os seus filhos até uma unidade de saúde, munidos do Cartão de Vacinação.

Atenção para os Postos de vacinação:

  • PSF Bom Sucesso: Avenida Dona Inácia Prince Rodrigues, 202
  • PSF Jequitibás: Rua Dona Genu Felipe, 596
  • Policlínica Manoel Wendel: Rua1, 30 – Jardim Parque Industrial
  • Bairro Santa Catarina: Centro Comunitário Vlademir Arthur – Rua: Antônio Milani, s/n (após às 13 horas)

Não se descuide do Programa de Vacinação dos seus filhos. As vacinas contra o Sarampo e a Poliomielite são a melhores formas de evitar estas doenças que podem ser graves.