Desperdício de água será multado

denuncia aguaCaso seja constatado o desperdício você pode denunciar através do e-mail da ouvidoria, ou diretamente no telefone da Prefeitura 3545-8000.

ouvidoria@santagertrudes.sp.gov.br

Nos últimos meses é perceptível o aumento da estiagem e do intervalo entre os períodos de chuva. As altas temperaturas persistem mesmo em épocas onde as frentes frias deveriam predominar, fazendo com que haja um maior consumo de água por parte da população.

O córrego Santa Gertrudes, principal fonte de abastecimento hídrico de nossa cidade, está nesse momento com sua capacidade de vazão altamente comprometida desde o meio do ano, já que o índice de chuvas caiu pela metade nesse ano, comparado aos índices dos últimos 20 anos. Já o consumo teve um aumento por parte dos municípios.
Com isso, a Prefeitura e a Odebrecht Ambiental, empresa responsável pelo abastecimento de água no município implantaram o Plano de Contingência, previsto nos decretos Municipais 1945/2014 e 1946/2014, que prevêem multa para quem for flagrado desperdiçando água.

De acordo com o decreto no período de estiagem fica proibido o desperdício com: lavagem de calçadas, passeios públicos, ruas ou quintais, lavagem de veículos, lavagem de prédios, lavagem de vidraças e janelas e demais situações que comprovadamente não sejam para fins prioritários.

Serão fiscalizados e se constatados desperdícios o infrator será penalizado.

I – Será aplicada uma notificação preventiva, com caráter pedagógico;

II – Na segunda infração, multa de R$ 200,00 (duzentos reais);

II – Na terceira infração, multa de R$ 300,00 (trezentos reais);

III – A partir da terceira infração, a multa será de R$ 400,00

(quatrocentos reais) por infração.

Colabore, faça sua parte.