Santa Gertrudes supera estiagem de 2014 com ação conjunta entre governo, empresa e população

IMG_1395O município de Santa Gertrudes é a prova de que a solução mais eficiente para enfrentar períodos de escassez de água, como o vivenciado em 2014, depende de uma união de forças. Aliás, esse é o tema da campanha desenvolvida na cidade: Juntos pela Água. Um trabalho conjunto entre a concessionária Odebrecht Ambiental (responsável pelos serviços de água da cidade), a administração municipal e a própria população resultou no enfrentamento da pior estiagem histórica do município, sem a necessidade de um racionamento ou rodízio.

As ações para tal conquista, no entanto, tiveram início muito antes do período crítico. A Odebrecht Ambiental atua há pelo menos cinco anos na execução de obras para aumentar a reservação de água tratada da cidade. Três novos reservatórios foram construídos (o mais recente, no bairro Jequitibás, entregue em março) ampliando para 2,9 milhões de litros a reserva de água. E os investimentos concentrados em ações para redução de perdas (substituição de redes, instalação de registros, atualização do parque de hidrômetros) no sistema de distribuição fizeram com que a cidade alcançasse o menor índice de perdas de sua história. Em 2014, o índice caiu para 25,8%; em 2010 as perdas representavam mais de 50%. “Todos esses investimentos foram fundamentais para que não fossem implementadas ações mais restritivas ao consumo de água, já que o nível do manancial chegou a ficar 80% abaixo de sua vazão regular”, afirmou a diretora da Odebrecht Ambiental, Paula Violante.

Medidas operacionais, definidas num Plano de Contingência, também foram adotadas em Santa Gertrudes. Um sistema de bombeamento instalado na Lagoa São Bento e a transferência de água de uma cava da represa Granúncio foram necessários para manter a capacidade de abastecimento na cidade durante o período mais crítico da estiagem.

Um monitoramento diário da vazão do manancial, com informações atualizadas no portal da campanha (www.juntospelaagua.com.br), tem sido uma importante ferramenta de comunicação. O Juntos pela água reúne em seu site e na sua página do Facebook dicas, fáceis de compartilhar pelas redes sociais, sobre como tornar seu consumo de água mais eficiente. E mesmo agora, quando já superados os efeitos da estiagem, com o nível do manancial normalizado desde fevereiro desse ano, o canal segue como um elo de conscientização; o que para o prefeito municipal, Rogério Pascon, é fundamental.

“Embora a oferta hídrica já tenha melhorado nesse ano em Santa Gertrudes, as boas práticas de consumo precisam ser valorizadas. Que a experiência de 2014 nos sirva de lição para evitarmos desperdícios de água em nosso cotidiano”, comentou.