2ª Via IPTU 2ª Via ISS

Notícias

“Projeto Ler Faz Bem” incentiva a leitura

Imprensa |

IMG_9539O município de Santa Gertrudes vem novamente mostrar que educação é coisa séria. E para isso, iniciou o “Projeto Ler Faz Bem”, uma coleção que vem para auxiliar na construção da leitura e da escrita, principalmente servir de apoio às práticas pedagógicas, facilitando tanto o trabalho de letramento quanto a construção de textos, despertando o gosto por ouvir, escrever e interpretar textos.

Os livros que compõem a “Coleção Ler Faz Bem” estão distribuídos de acordo com a faixa etária englobando todos os níveis de ensino e encontra-se dividida em 14 volumes.

A abertura contou com Eduardo Peres, palestrante e mágico, que abordou “A Mágica da Motivação para a Leitura”, o evento reuniu os educadores, coordenadores e diretores das escolas municipais.

IMG_9554Pretende-se com o Projeto continuar uma jornada de leitura significativa no contexto escolar e além desse espaço, o intuito é que esta leitura ultrapasse os muros da escola e siga o aluno durante sua vida.

IMG_9533“Sabe-se que um dos principais problemas na educação atualmente é a dificuldade que os alunos têm de ler, interpretar e produzir textos. Por isso, é de suma importância e urgência incluirmos o momento e o espaço para a leitura em todos os níveis de ensino, interligado a todas as disciplinas. Pois os problemas e as dificuldades que os alunos encontram em relação à leitura e a escrita, devem ser trabalhados de forma interdisciplinar”, destaca a secretária de Educação Iara Lopes dos Santos.

IMG_9517Desenvolver habilidades e competências relacionadas à leitura, interpretação e produção de texto, estimulando no educando o gosto pela leitura e escrita, ampliando o conhecimento linguístico e cultural dos mesmos, contribuindo na formação de princípios e valores para a construção da cidadania.

IMG_9636“Mas para que o gosto pela leitura seja despertado numa criança, é preciso muito mais do que contato com materiais, é preciso incentivo. Incentivo que inicia na Educação Infantil, etapa em que a criança vive o mundo da fantasia e o professor têm diversas técnicas lúdicas para explorar e aguçar a imaginação do ouvinte e o gosto pela leitura”, salienta Iara.