Jardim D’ Itália ganha Creche Municipal

IMG_1331Aconteceu no último sábado (11), a inauguração da creche-escola “Antônia Surge Pascon”. A unidade de ensino fica na Rua Pedro Buoro, 49, Jardim D’ Itália I. A creche vai atender crianças com idade entre 1 a 3 anos e conta com uma área construída de 813 metros quadrados, num terreno de 2.600 metros quadrados.

A obra foi executada pela Construtora Concivi Ltda, num investimento de R$ 1,8 milhão. O investimento em mobiliário e equipamentos para implantação dessa creche-escola foi em torno de R$ 300 mil. Além dos recursos estaduais, foram empregados recursos municipais nessa creche-escola.

IMG_0982Durante a solenidade de inauguração a secretária de Educação, Iara Lopes dos Santos, destacou a importância da nova unidade de ensino que conta com sete salas de aula, brinquedoteca e banheiros adaptados, podendo receber até 240 crianças em dois períodos e 150 em período integral.

“Essa é a segunda creche que entregamos, temos ainda a reconstrução da EMEI Eugênio Secco e ampliação das escolas, além de vários projetos em andamento como o de Cidadania, o Ler Faz Bem, mas quero dizer que ninguém faz nada sozinho, para isso contamos com amigos e equipes excelentes e comprometidas com o trabalho que realizam”, afirmou e agradeceu a colaboração de todos.

IMG_0928“Nada temos de grandioso, nenhuma bela obra, nenhum feito espetacular de Dona Antônia. O que ela nos deu, e principalmente, deus a seus filhos, não pode ser traduzido em palavras, mas pode ser compreendido por todos aqueles em cujos corações só resta a saudade”, disse Fernanda Pascon que completou, “O nome é o dela, Antônia Surge Pascon, mas o nome é apenas o da representante de muitas mães do nosso município que lutaram e lutam por mais e melhores oportunidades para seus filhos”, salientou.

O prefeito Rogério Pascon destacou que estão sendo realizadas grandes obras em Santa Gertrudes, duas creches a escola estadual, três Unidades Básicas de Saúde foram entregues e na ocasião, ele anunciou que a cidade vai ganhar mais uma UBS no bairro Jardim Indaiá.

IMG_1056“Minha mãe era uma pessoa extremamente simples. Ela teve um sonho de eu ser prefeito, ela trabalhou muito, ajudou e lutou por esse sonho, e sofreu junto” disse. “Quando venci as eleições ela disse que agora teria que me dividir com todo mundo, mas disse para que eu fosse fazer o meu trabalho e não disse para ser um bom prefeito e sim um bom homem”, contou.

IMG_1094“Na ocasião da construção da creche pensei o que minha mãe ia achar de ter o nome dela nessa creche, ela não gostava de aparecer, e me veio uma certeza dentro do meu coração, ela me dividiu com toda a população e agora o prédio vai levar o nome dela, mas essa creche vai ter um apelido, essa é a nossa Mãezinha idealizada nessa creche, tenho certeza q ela vai adorar”, disse.

“Que todas as crianças venham para a creche da Mãezinha, ela me entregou pra cidade e entregamos a creche dela pra toda a população”, finalizou Pascon.

IMG_1325Histórico Patronesse: “Antônia Surge Pascon”

Filha de imigrantes italianos, senhor João Surge e dona Maria Meyer, nasceu dia 27 de setembro de 1936, Antônia Surge. Viveu uma infância simples, mas muito feliz ao lado dos pais e de seus dez irmãos no sítio onde morava, antigo bairro Itaqui, em Santa Gertrudes.

Fez o curso primário no Grupo Escolar de Santa Gertrudes, era uma excelente aluna, gostava de ler e escrever versos, mas não tinha condições para continuar os estudos, morava na zona rural e a escola era distante.

Seu Atílio Pascon, pai de Nelson, era proprietário de um sítio vizinho ao sítio do pai de Antônia, seu João Surge, com isso Nelson Pascon encontrou seu grande amor, com que casou-se e teve três filhos, Maria Janete, Marta e Rogério.

Antônia dedicou sua vida simples, no sítio, ao lado de seu esposo e filhos. Sempre com um café fresco e um bom pão de casa que ela mesma fazia, recebia muitas visitas, de vizinhos de sítio, de familiares, e de pessoas que às vezes se surpreendiam com a beleza daquele lugar, um lugar lindo, que brota amor da terra, o Sítio do Seu Nelson Pascon.

Sua vida e sua jornada se traduzem em apenas uma palavra, simplicidade, isso mesmo, sua maior virtude era ser uma mulher simples e feliz. Dona Antônia Surge Pascon, faleceu aos 76 anos, no dia 20 de fevereiro de 2013, deixando muitas saudades aos que a amavam.

IMG_1233 IMG_1238 IMG_1250 IMG_1301 IMG_1303 IMG_1314 IMG_1316