2ª Via IPTU 2ª Via ISS

Notícias

Comunidade em Ação tem mais uma noite de homenagens

Imprensa | | Atualizada: 01/07/2016

IMG_2365Em solenidade bastante emocionante e festiva, cidadãos moradores em Santa Gertrudes foram homenageados, durante a segunda etapa do Projeto Comunidade em Ação. Um momento mágico, de reconhecimento e valorização de cidadãos que se destacaram e se destacam no cenário histórico do município de Santa Gertrudes e, principalmente porque suas histórias de vida se confundem com a história de nossa cidade.

A iniciativa faz parte do Projeto Comunidade em Ação, oferecido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação de Santa Gertrudes, que vem sendo desenvolvido ao longo do ano de 2016. O projeto tem como objetivo principal desenvolver o sentimento de respeito e admiração pelo próximo, como o convívio com as diferenças.

IMG_2443José Maciel Pontes

Nosso homenageado não é nascido aqui. Ele é de Canindé no estado do Ceará, nasceu aos 25 dias do mês de janeiro de 1947. Casou-se com a dona Maria e formaram uma bela família; tiveram 7 filhos, 12 netos e até agora 2 bisnetos. Em 1993 mudou-se para Santa Gertrudes, com sua família onde vive até hoje.

Um fato marcante em sua vida pessoal foi sua eleição a Presidente da Associação do Bairro Jardim Paulista, realizando assim seu desejo de ajudar a comunidade. Contribuiu para o crescimento do bairro, colaborando para a implantação de muitas melhorias, entre elas a construção da quadra do Jardim Paulista, onde são realizados campeonatos e práticas esportivas.

Ingressou no serviço público em 30 de junho de 2000, na função de vigia, em diversas repartições públicas.

Em 2005 trabalhou como vigia na escola Ivone e na João Ruffino, cuidando sempre com muito carinho das nossas escolas e dos nossos alunos, é uma pessoa muito querida por todos, pois sempre buscou o bem comum, a defesa da vida, da dignidade humana, defendendo os interesses dos outros, a melhoria pessoal e profissional. Aposentou em 29 de fevereiro de 2012, e até hoje seu Maciel nos traz boas lembranças.

IMG_2434Domingos Bitencourt

Nosso homenageado também não é nascido em Santa Gertrudes, ele vem de Lajinha/ Minas Gerais, porém, mora aqui há exatos 30 anos, metalúrgico por profissão, assim que se aposentou como mudou para nossa cidade com toda sua família.

Como morador de nosso município, trabalhou por anos na Prefeitura Municipal no departamento de tratamento de água e posteriormente como vigia. Dono de seus 78 anos bem vividos, é muito bem casado, já completou este ano Bodas de Ouro.

Hoje não desempenha mais nenhuma atividade profissional.  Dedica seu tempo em cuidar da família, falar aos amigos e com pessoas sobre o quanto é importante nos envolvermos com a Igreja e buscarmos a Deus insistentemente.

Evangélico nato é muito dedicado conforta-o muito ajudar o próximo, pois além, de palavras de conforto e evangelização ele busca suprir as necessidades dos menos favorecidos coletando cestas básicas para ajudá-los.

Pai zeloso, avô gentil e cuidadoso, está sempre presente na criação de seus netos, pois ele valoriza muito a família. Sempre que pode divulga o Projeto do Instituto Sempre Mais Vida que funciona desde 2004 em nossa cidade. Estamos falando do avô da Gabriela, Bianca, Daniel e Lucas: o Seu Domingos.

IMG_2453Maria Célia de Souza Santos

Nossa homenageada é encantadora, dona de uma meiguice invejável. Também não nasceu aqui, ela veio do estado de Minas, de Lajinha. É casada, mãe de nove filhos e avó cuidadosa de treze netos. Trabalhou uma vida toda em prol dos mais necessitados, infelizmente este tipo de afazer não lhe deu o direito de se aposentar, mesmo assim ela não parou e não para.

Dona de um imenso coração e coberta de extrema generosidade arrecada e vende latinhas e o pouco que ganha com este trabalho ela distribui à rede do Câncer, à APAE e ajuda a quem precisa. Os lacres das latinhas ela guarda para trocar com cadeiras de roda, para poder doar, podemos dizer que seu prazer é ajudar os mais necessitados.

Católica fervorosa, é Ministra da Eucaristia levando assim comunhão nas casas aos doentes, faz parte da Pastoral da criança há muitos anos e sempre que pode acompanha e dorme nos hospitais quando alguém precisa, a vida dela se resume em pura bondade.           Estamos falando aqui da esposa do seu Sebastião, a dona Maria Célia.

IMG_2456Maria Célia Filier Vieira

Reconhecer esta pessoa é fácil.  Nossa homenageada é nascida, criada e vive em nossa cidade até hoje.  É considerada uma pessoa competente e amiga de todos. Muito bem casada, tem duas filhas e três netinhas fofas.

Ainda muito jovem formou-se professora em no ano de 1974. Após sua efetivação em concurso público pelo estado de São Paulo em 1983, ela deu aulas na cidade de Suzano durante um ano e logo em seguida veio removida para nossa cidade, e podemos dizer que aqui se aposentou. Toda sua vida profissional esteve o tempo todo envolvida com a educação. Foi de professora a diretora de escola.

Podemos descrevê-la como uma pessoa muito bela, altiva e de bem com a vida. Católica assídua que é, possui uma fé inabalável e contagiante. Atualmente ela tem dedicado grande parte de seu dia em cuidar da família e de suas netinhas. Hoje tem como hobby favorito suas belíssimas pinturas em telas. Estamos nos referindo à esposa do seu Lourival Vieira, a dona Celinha como todos nós cariosamente a tratamos.

IMG_2461Maria Elena Neri Santos Pereira

Nossa homenageada é nascida na capital, mais mora em aqui em Santa Gertrudes há muitos anos. Vem de uma família numerosa de dez irmãos, e foi criada somente pela mãe. Quando saiu de São Paulo, dedicou-se aos trabalhos de doméstica e babá.  Em um baile da época, conheceu seu amor, com ele se casou e tiveram seis filhos, três já estão casados e hoje desfruta de dois lindos netos, como avó coruja, diz ela que são seus amores.

Mãe sempre presente participou ativamente da visa escolar de seus filhos, ajudava as escolas no que podia, era membro da APM e nunca abandonou a educação, hoje faz parte de um Conselho Municipal de acompanhamento da merenda escolar. Cozinheira de mão cheia ajudava nas quermesses, catequizou muitas de nossas crianças e amava ensinar Língua Portuguesa.

Passou por momentos difíceis com uma de suas filhas e desde então criou um projeto que ajuda o Hospital de Câncer de Jaú com doações para as crianças de alimentos, roupas e brinquedos.  Esta gertrudense de coração é a Leninha, avó do João Pedro e da Júlia.

IMG_2436Francisco Lucas Neto

Quem gosta de flores e plantas talvez conheça bem este nosso homenageado. Dono de seus bem vividos oitenta e três anos, ele é natural de São José do Mantimento. Foi casado com dona Madalena e com ela formou uma bela família de sete filhos e dezessete netos.

Nasceu e foi criado na roça, daí o gosto acentuado pela agricultura, é homem forte da terra, da lavoura, e sempre se dedicou ao cultivo das plantas, das flores, de árvores e de hortaliças. Muito novo, perdeu sua visão e em consequência disso precisou aposentou-se precocemente, felizmente, depois de um ano ele passou por uma cirurgia e voltou a enxergar as belezas deste mundo e não abandonou seu dom de cuidar do cultivo da terra, ajudava assim na lida da lavoura familiar. Sua intimidade com as plantas o tornou um grande conhecedor de plantas medicinais.

Um marco de sua vida, além do amor pelas flores, foi que aos 80 anos, toda sexta feita ele ia até o Princesa Vitória em Rio Claro, com a condução da prefeitura, acompanhar um cadeirante empurrando sua cadeira de rodas.  Tratamos aqui nos referindo ao fã do Trio Parada Dura, nosso estimado Chiquinho Clara, o homem das flores.

IMG_2440Francisco Lucas Ribeiro

Esse homenageado que agora apresentamos tem como proposta de vida ajudar o próximo. Nascido dia 25 de agosto de 1935, em São José do Mantimento/MG. Com sua notável tranquilidade e sossego, fica o dia todo sentado na porta de sua casa, fumando seu cigarrinho, conversando com os amigos e esperando para receber e confortar as pessoas que precisam de oração.

Foi funcionário público, onde foi homenageado como cidadão Gertrudense. No ano de 1973 foi eleito vereador, porém, não assumiu esta missão.  Hoje se dedica em ajudar as pessoas, passa boas energias, e consolo espiritual, portanto é conhecido na cidade e região como um bom benzedor. Casado com Maria de Lurdes Ribeiro tem nove filhos, vinte netos e 17 bisnetos e ainda hoje ele curte Lourenço e Lourival. Essa pessoa muito especial que nos referimos é o senhor Francisco Lucas Ribeiro, mais conhecido como Seu Chiquinho.

IMG_2448José Ribamar Barroso Sampaio

Nosso homenageado nasceu no interior do Ceará, onde viveu até seus 18 anos, depois veio para essa região, morando na cidade de Rio Claro por cinco anos. Foi então para São Paulo exercendo a profissão de abatedor de boi em um frigorífico por oito anos. Logo após veio para nossa querida terrinha trabalhar na Usina Santana, período em que conheceu o grande amor da sua vida.

Anos mais tarde tornou-se o primeiro Guarda Municipal de Santa Gertrudes, trabalho que exerceu durante 25 anos, durante esse período teve dois filhos. Atualmente está aposentado e se dedica a cuidar de cavalos, paixão que começou aos 30 anos. Hoje participa da organização de cavalgadas, rodeios e desfiles de cavaleiros.

Há cinco anos compartilha de romarias de cavaleiros de Cascalho a Aparecida do Norte, viajando por dez dias, juntamente com seus dois filhos e sua neta de doze anos. Estamos falando do marido da Alice, pai do Cleber e Jeferson e avô coruja da Marianny, Eduardo, Matheus, Helena e Maria Eduarda. É José Ribamar Barroso Sampaio, mais conhecido como Riba.

IMG_2452Lilian Rosana Filier

Nossa homenageada é nascida e criada em Santa Gertrudes e aqui sempre morou, e até onde sabemos, ela estima muito esta terra, pois como poeta que é já fez vários versos à nossa querida cidade. Com duas belas filhas de seu primeiro casamento, formou uma linda família ao casar-se pela segunda vez, agora além das filhas ela tem três enteados.

Muito sorridente, carismática, generosa e bastante simpática, é uma mãe exemplar uma verdadeira guerreira. Durante muitos anos de sua vida dedicou-se inteiramente à família e aos cuidados especiais que sua filha Lilian necessitava. Se expressa e escreve muito bem, além de ser fã do Roberto Carlos, dos Beatles, do Bee Gees.

No ano 2010 integrou o time da Guarda Mirim em nossa cidade, o qual estava apenas começando e lá permaneceu até 2016. Durante todo o tempo que lá esteve, se dedicou inteiramente à sua função e fez um trabalho memorável e respeitado por todos, pois ajudou centenas de adolescentes da cidade a se profissionalizarem e ingressarem ao mercado de trabalho.

Nesta empreitada dedicou muita paciência, profissionalismo e acima de tudo muito amor e por isso conquistou o coração e o respeito de muitos jovens, tanto que entre eles hoje ela é conhecida como Tia Rô, estamos falando aqui da filha da dona Zezé, a Rosana Filier, nossa querida Zana.

IMG_2464Valtimir Ribeirão

Esse filho de Santa Gertrudes, nasceu em 24 de março de 1938. Teve uma infância feliz ao lado da irmã e já na adolescência começou a trabalhar na cerâmica São João para ajudar no sustento da família.

Fez o curso de Contabilidade na Escola Alem, no período noturno, sendo presidente acadêmico. Um apaixonado por carnaval incentivou a criação das primeiras escolas de samba de nossa cidade, o que explica a escolha de sua música marcante: Bandeira branca.

O futebol foi sua outra grande paixão, jogou no Quinze  e no União  de Santa Gertrudes. Advogado, em 1969 abriu escritório de contabilidade, onde deu oportunidade para vários jovens conseguirem seu primeiro emprego.

Sempre muito festeiro, esteve o tempo todo cercado por jovens, se envolvendo com atividades comunitárias. Dedicou-se muito cedo à carreira política, foi vereador e prefeito por vários mandatos. Muitos fatos marcaram sua vida, mas dentre tantos destacamos o nascimento de seu filho Miguel ou Miguelzinho como carinhosamente é chamado pelo pai, o nascimento de sua afilhada Isabela e seu casamento com Eliza.

Hoje trabalha na prefeitura de Rio Claro como chefe de gabinete. Estamos falando do nosso querido Valtimir Ribeirão, ou como carinhosamente é chamado Migué.