Procon de Santa Gertrudes vai orientar consumidor sobre identificação de produtos ilegais

Imprensa | | Atualizada: 07/10/2013

Entre os dias 8 e 9 de outubro, a Prefeitura Municipal de Santa Gertrudes através do Procon  vai realizar a Ação de Combate à Pirataria. A atividade acontece na Praça da Matriz, que fica na Avenida 1, Centro das 8h às 13 horas.

Segundo Mirtes Harich, fiscal do Procon de Santa Gertrudes, o objetivo da ação é fornecer um guia de informações ao consumidor. “Durante a atividade estaremos disponibilizando cartilhas aos consumidores para que eles possam reconhecer e evitar a compra de produtos ilegais”, afirma.

A cartilha que ensina o público a identificar produtos ilegais foi organizada pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e tem o nome de “Produto Ilegal – Como Identificar e Evitar Sua Compra”.

Entre as informações disponibilizadas, estão as diferenças entre os diversos tipos de irregularidade, como produtos contrabandeados, falsos e piratas. A cartilha também traz dicas práticas para evitar comprar produtos irregulares, como tênis, óculos escuros e relógios.

Outro cuidado está com os brinquedos. Já que com a proximidade ao Dia das Crianças aumenta a incidência de produtos sem autorização à venda no mercado. O manual informa que os brinquedos que passam por testes de segurança possuem o selo do Inmetro, o que garante o manuseio por crianças.