Educadores participam de formação continuada

IMG_20170313_201041731Manter-se atualizado sobre as novas metodologias de ensino e desenvolver práticas pedagógicas mais eficientes são alguns dos principais desafios da profissão de educador.

A formação continuada de professores e gestores é também uma possibilidade de aprofundamento teórico e uma preocupação da Secretaria Municipal de Educação. No último dia 13 de março, os professores da rede municipal de Santa Gertrudes se reuniram na EMEF “Edna Teresa Fiório” para realizar a 1ª parte do curso: Pensamento Crítico e Feedback. Foi um momento de trocas e diálogos sobre as práticas de sala de aula. Estudar juntos e conhecer diferentes abordagens com a finalidade de ampliar os saberes teóricos é o foco da organização de sala de aula e aprendizagens.

IMG_20170313_162420913O encontro foi permeado pelas perguntas: De que maneira os educadores podem fazer um uso mais efetivo da arte e da criatividade? Levamos os nossos alunos a pensarem e refletirem dentro de sala de aula? Como fazemos para dar aos alunos um retorno seja ele positivo ou negativo?

Já no dia 14, os gestores tiveram formação sobre o seguinte tema: Coaching e Mentoria aplicado para supervisores diretores, vices e coordenadores.No dia 15 a formação contemplou os resultados da Prova Brasil de Ensino Fundamental I e II. Por meio dos conceitos de escutar, investigar e aprender, o grupo de professores problematizou as práticas vividas e produziu sínteses conceituais de forma colaborativa.

IMG_20170313_162133035“A intenção foi proporcionar uma dimensão que afirme a existência de um coletivo profissional, uma formação continuada que promova a partilha de tarefas e de responsabilidades”, destacou a secretária de Educação Iara Lopes dos Santos. Nos grupos, de acordo com as divisões realizadas pelos formadores, cada equipe apresenta elementos que ampliam os saberes sobre os conceitos elencados. “As equipes de trabalho são fundamentais para estimular o debate e a reflexão”, salientou.

“É preciso participar de movimentos pedagógicos que reúnam profissionais de origens diversas, por isso desenvolvemos o curso voltado aos professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II, para uma troca de experiências ainda mais rica”, finaliza Iara.

IMG_20170313_080455982 IMG_20170313_201133390