Notícias

Começa campanha de vacinação contra a gripe

Imprensa |

Teve início nessa segunda-feira (17), a Campanha de Vacinação contra a gripe.  As ações seguem até o dia 26 de maio, tendo como o dia “D” em 13 de maio (sábado).

Essa estratégia de vacinação tem como objetivo minimizar a ocorrência da doença, internações e óbitos atribuíveis ao vírus influenza nesses grupos, que tem maior risco de evoluir com complicações.

Grupos prioritários a serem vacinados

  • Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.
  • Gestantes em qualquer período. A vacina influenza poderá ser aplicada em qualquer período da gestação, é um produto inativado que contém apenas fragmentos do vírus.
  • Puérperas: mulheres no período até 45 dias após o parto.
  • Pessoas com 60 anos ou mais de idade.
  • Trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados.
  • Indígenas.
  • Pessoas portadoras de doenças crônicas. As pessoas com doença crônica poderão ser vacinadas mediante indicação médica ou receita do (s) medicamento (s) que faz uso devido à doença crônica.
  • Os professores das escolas públicas e privadas, com apresentação de crachá ou holerite.
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional das penitenciárias vinculadas à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP/ESP) e os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

A influenza (gripe) é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas, por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Neste ano a campanha será dividida em quatro etapas, conforme abaixo:

1ª etapaa partir do dia 17 de abril:

– Trabalhadores da saúde

– Pessoas com 60 anos ou mais de idade

2ª etapaa partir do dia 24 de abril:

– Crianças de 6 meses à menores de 5 anos

– Gestantes

– Puérperas (até 45 dias após o parto)

3ª etapaa partir do dia 02 de maio serão as pessoas com comorbidades (doença crônica)

 4ª etapa – a partir do dia 08 de maio serão os professores e os demais grupos

No dia 13 de maio haverá postos de vacinação com atendimento das 8 às 17 horas nos seguintes endereços: – UBS João Aparecido Buschinelli: Rua São Pedro, 346 – Jd. Luciana, UBS Catarina Caetano Demarchi: Rua. Olavo Basso, 535 – Jequitibás, Policlínica “Manoel Wendel”: Rua 01 n° 30, Pq Industrial, – UBS Margarida Polak Lara: Avenida 5, nº 545 – Centro.

A partir de 15 de maio a vacina continuará disponível nos postos acima mencionados com horário de atendimento das 9 horas às 14h30.

Não se esqueça de levar a carteirinha de vacinação.

A vacina é totalmente gratuita.