Aumenta procura por acupuntura gratuita

Mensalmente cerca de 140 sessões são realizadas na rede municipal de Santa Gertrudes

Cada vez mais a acupuntura vem ganhando adeptos no município de Santa Gertrudes. O que antes era visto como um tratamento alternativo, hoje é regulamentada como uma terapia complementar.

A faxineira Helena Silva, de 37 anos, sabe bem os benefícios da acupuntura. “Tenho um problema de inflamação no nervo e somente a fisioterapia e os medicamentos não estavam resolvendo, foi quando fiz o tratamento pela primeira vez com acupuntura”, conta.

Sua primeira sessão foi cercada de medo e insegurança, por falta de conhecimento da técnica, mas que logo foi aliviada pela atenção e orientação dada pelo acupunturista e fisioterapeuta, Leonardo Fratucelli Gasparoto, que coordena o setor de acupuntura e fisioterapia na rede municipal de Santa Gertrudes.

“Ele é muito atencioso e já logo me senti segura, agora estou no meu segundo tratamento com a acupuntura e já sinto os resultados, hoje não preciso mais fazer uso de medicamentos anti-inflamatórios, pois não sinto necessidade, somente a acupuntura já está resolvendo”, conta Helena, que também faz acompanhamento médico para seu problema crônico.

Hoje, qualquer munícipe, com carteirinha do SUS e encaminhamento médico pode receber o atendimento que é oferecido gratuitamente na Secretaria de Saúde e também na Unidade Básica de Saúde do Jequitibás.

IMG_3269“A acupuntura pode ser indicada para pessoas de qualquer idade de maneira curativa ou coadjuvante. As sessões duram em média 30 a 40 minutos e o tratamento é feito em aproximadamente 10 sessões. Podendo passar por reavaliação e ter continuidade ou alta”, explica Leonardo.

Em agosto de 2016, a acupuntura também foi implantada na Unidade do Jequitibás. “Percebi que algumas pessoas abandonavam o tratamento e conseguimos detectar que era devido à distância do bairro com a Secretaria de Saúde, então levamos o atendimento para mais próximo da população. A ideia é em breve chegarmos com o atendimento em outras unidades de Saúde através do Programa Acupuntura Solidária, com isso, um número maior de pessoas terá acesso ao serviço”, salienta.

Leonardo explica que a acupuntura não interfere em nenhum tratamento e não tem efeito colateral. “Oferecemos acupuntura auricular e sistêmica aqui na rede municipal”, afirma.

Para quem busca o tratamento a boa notícia é que no presente momento não há fila de espera. “Normalmente a pessoa que chega com o encaminhamento em até uma semana já começam as sessões que são feitas semanalmente”, conta o coordenador.

Atualmente a Secretaria de Saúde de Santa Gertrudes realiza em média 140 atendimentos ao mês nos dois polos.

Para quem ainda tem alguma dúvida se o tratamento é dolorido, ele explica que: “algumas pessoas tem trauma de agulhas por causa das injeções ou ainda por conta de vacinas, mas o tratamento é praticamente indolor e os pacientes relatam pouco desconforto”, diz.

Florice Cleufa Arruda de Magalhães, de 27 anos conta que estava sentindo muitas dores nos ombros, pescoço, enxaqueca e resolveu buscar o tratamento. “Uma amiga me indicou e eu ia procurar por atendimento pago, mas soube que a rede oferecia gratuitamente e então comecei o tratamento”, lembra. Em sua 6ª sessão Florice conta que já melhorou 80% e até reduziu o uso de medicamentos para dores.

Os pacientes ainda relatam sentirem-se mais calmos, relaxados, concentrados, melhora na qualidade do sono e bem estar geral.

Serviço

Os atendimentos na Secretaria de Saúde acontecem das 7h às 11 horas e das 12h30 às 16h30

Na UBS do Jequitibás – Catarina Demarchi acontece das 7h às 11 horas às quartas e sextas-feiras

Para agendar basta comparecer na Secretaria de Saúde munido de documentos pessoais, cartão SUS e encaminhamento médico.

A Secretaria fica na Avenida Rêmolo Tonon, 743, Centro.

Telefone: 3545-4020.

A UBS Catarina Demarchi fica na Rua Olavo Basso, 535, Jequitibás.

ACUPUNTURA

A acupuntura é uma terapia milenar originária da China, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde. Estas agulhas, quando aplicadas sobre algumas regiões específicas são capazes de tratar diversas doenças físicas ou emocionais como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite, por exemplo, além de melhorar o sistema imunológico.

Além destes problemas, a acupuntura pode também ser utilizada no tratamento de doenças e distúrbios emocionais como ansiedade, estresse ou depressão.