Começa vacinação anti rábica em cães e gatos

raiva1

A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, informa que a Campanha de Vacinação contra a Raiva de Cães e Gatos em Santa Gertrudes já teve início e acontecerá durante os meses de setembro e outubro, sendo o dia D no sábado dia 06 de outubro, com posto na Praça São José no bairro Parque Industrial.Espera-se vacinar 2 mil animais, entre cães e gatos.

Deverão ser vacinados todos os animais maiores de três meses. Para que esta meta seja atingida é de extrema importância que a população fique atenta para os dias em que a equipe de vacinação estará em seu bairro.

Na área urbana, as vacinas serão fornecidas nos postos de vacinação. Na área rural, a equipe de vacinação visitará todas as propriedades, num trabalho denominado de ‘casa a casa’.

Para receber a dose gratuita que garante a proteção aos animais, a recomendação é que os animais sejam conduzidos aos postos por adultos, os cães presos por guias e com focinheira caso seja necessário e os gatos em caixas de transporte, gaiolas ou fronhas.

DOENÇA. A raiva é uma doença fatal infecciosa que pode ser transmitida aos seres humanos por animais suscetíveis ao vírus. A vacina é a única opção para prevenir a doença. A contaminação acontece quando a pessoa é mordida ou tem contato com a saliva de cães e gatos doentes. Pessoas mordidas, arranhadas ou feridas devem lavar bem o local com água e sabão e procurar o atendimento médico.

Além disso, o animal deve ser observado por dez dias em local isolado. No caso de qualquer mudança de comportamento as autoridades de saúde deverão ser informadas.

Data Bairro Posto Horário
10, 11/set Pq Jequitibás UBS Catarina Caetano Demarchi 08 às 11hs

13, 14/set Jd Paulista Av Itirapina (ao lado do Caldo de Cana) 08 às 11hs

17, 18/set Pq Industrial Praça São José (ao lado da Igreja São José) 08 às 11hs