2ª Via IPTU 2ª Via ISS

Galerias

Simpósio da Educação traz novidades e renova ideias

 

Aconteceu entre os dias 27, 28 e 29 de julho o Simpósio de Educação, realizado pela Secretaria Municipal da Educação de Santa Gertrudes, no Buffet Ideal. As palestras contribuíram para que os professores renovassem as ideias para o começo do segundo semestre letivo.

A abertura ficou por conta da profª Drª Rosita Edler, com o tema “O cérebro vai para a escola e o coração vai junto”.

A conferencista é bacharel e licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro- UERJ. Orientadora educacional. Psicóloga pela Fundação Santa Úrsula. Mestre em Psicologia pelo Centro de Pós Graduação da Fundação Getúlio Vargas, doutora em Educação – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UGRJ), Especializada em Psicopedagogia pela CEPERJ. Atualmente em formação como Neuropsicóloga.

Na parte da tarde a conferência teve o tema: “O que quer a escola? Novos olhares possibilitam a construção de novas práticas”, com a profª  Ms. Jane Patrícia Haddad, mestre em Educação, Formação em Psicanálise, Docência do Ensino Superior, Teoria Psicanalítica e Psicopedagogia, Graduada em Pedagogia pela Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais.

Na terça-feira (28), o tema foi: “O acolhimento na escola, à formação do apego e o desenvolvimento humano” com o prof. Dr. José Meciano Filho. Mestre em Ciências na área de concentração em Morfologia pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.

Doutor em Ciências na área de concentração em Neurociências, pela Universidade Estadual de São Paulo – USP. Docente do Departamento de Anatomia da Unicamp, desde 1979, atuando como pesquisador e professor. Ministra aula nos cursos de Medicina, Educação Física e na pós-graduação em Neuropsicologia. Docente no Centro de Ciências da Vida da PUC Campinas, desde 1981, atuando como pesquisador e professor. Ministra aula nos cursos de Biologia, Educação Especial- Pedagogia, Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional e pós-graduação em Psicopedagogia.

A partir das 14 horas a conferência debateu: “Compreendendo e intervindo nos conflitos interpessoais na escola”, com a Profª Drª Telma Pileggi Vinha- Unicamp.

Pedagoga, doutora em educação na área de psicologia, desenvolvimento humano e educação pela Faculdade de Educação da Unicamp e professora do departamento de psicologia educacional desta mesma instituição. Membro do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral da Unesp.

Na quarta-feira (29), aconteceu a conferência “A arte de transformar menos em mais na educação” com o prof. Dalmir  Sant’Anna. Professor de pós-graduação da disciplina de Gestão de Conflitos. Mestrando em Administração de empresas, pós-graduado em Gestão de Pessoas, bacharel em Comunicação Social e mágico profissional.

Em seguida aconteceu o show cênico – Encantorias com o Grupo Engasgato, que tem como atores responsáveis: Poliana Savegnago e Márcio Bá.

Poliana Savegnago é formada em artes Cênicas e especializou-se em cultura Popular. Atualmente cursa a Especialização “A Arte do Brincante para Educadores – por uma educação de sensibilidade” no Instituto Brncante – SP e cursa a disciplina “Teorias do Corpo em Arte” com o prof. Renato Ferracini na Unicamp.

Márcio Bá – músico profissional, professor de História da MPB, saxofone, teoria musical e de musicalização infantil, produtor artístico e musical.